Já fez LIKE no TVI Notícias?

BES convoca AG para 16 de Março para aprovar aumento de capital

Relacionados

Operação vai ser feita em três fases e pevê-se a redução do valor das acções de 5 para 1 euro

O Banco Espírito convocou os accionistas para uma Assembleia-geral, a realizar no próximo dia 16 de Março, para aprovar um aumento de capital social no valor de 1,2 mil milhões de euros.

De acordo com a instituição financeira, esta operação «tem como objectivo colocar os rácios de capital do banco em conformidade com os níveis exigidos pelas recentes alterações regulamentares permitindo o reforço do posicionamento competitivo do Grupo BES e a prossecução do crescimento sustentado do seu negócio», revela em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

PUB

Este aumento do capital vai ser levado em cabo em três fases. Numa primeira fase prevê-se uma redução do valor nominal de cada uma das suas acções dos actuais 5 euros para 1 euro, através da redução do seu capital social de 2.500 milhões de euros para 500 milhões de euros e na constituição de uma reserva especial no montante de 2.000 milhões de euros, que voltará a ser reintegrada no capital social no final deste processo.

«Esta operação, que não tem qualquer impacto directo na situação líquida do Banco, destina-se a facilitar a realização de um aumento de capital por novas entradas em dinheiro tendo em conta as condições de mercado prevalecentes na data da Assembleia Geral», acrescenta o mesmo documento.

Já a segunda passa pela realização de um aumento do capital social mediante entradas em dinheiro e com emissão de novas acções com o valor nominal de 1 euro cada, através de subscrição pública e reserva de preferência para os accionistas.

«Na data da Assembleia Geral será decidido o montante exacto deste aumento de capital e do prémio de emissão das novas acções. O encaixe que se prevê vir a resultar deste aumento é de cerca de 1.200 milhões de euros. O montante máximo que o capital social poderá atingir após este aumento é de 1.700 milhões de euros», salienta.

PUB

A terceira etapa será executada através de um novo aumento do capital social, por incorporação de reservas com um valor máximo de 3.300 milhões de euros, mediante o aumento do valor nominal de todas as acções

«O montante exacto deste novo aumento de capital, bem como o novo valor nominal das acções, será também determinado na data da Assembleia Geral, sendo o montante máximo que o capital social poderá atingir após este último aumento de capital de 4.500 milhões de euros», conclui.

As acções do banco seguem a ganhar 1,01% para os 5,35 euros.

PUB

Relacionados

Últimas