Já fez LIKE no TVI Notícias?

Endividamento das famílias subiu para 124% do rendimento

O nível de endividamento dos portugueses aumentou no ano passado, tendo atingido os 124 por cento do rendimento disponível, contra o endividamento de 117% do rendimento verificado em 2005, revelou esta terça-feira o relatório do Banco de Portugal (BdP).

De acordo com o mesmo, o endividamento dos particulares ascendeu aos 88% do Produto Interno Bruto (PIB), mais do que os 83% do PIB registados em 2005. No entanto, o Bdp alerta que «a capacidade de financiamento dos particulares registou uma diminuição significativa em 2006, enquanto as sociedades não financeiras continuaram a alargar as suas necessidades de financiamento».

Isso significa, de acordo com o mesmo que «esta evolução reflectiu uma diminuição da taxa de poupança nos dois sectores e uma ligeira redução do respectivo investimento em capital fixo. Neste contexto, os rácios de endividamento dos particulares e das sociedades não financeiras observaram novos aumentos, mais acentuados no primeiro caso».

PUB

O relatório divulgado esta terça-feira salienta ainda que uma parte significativa da dívida dos particulares estar relacionada com a aquisição de habitação.

PUB

Últimas