Já fez LIKE no TVI Notícias?

Governo aprova novos estatutos para mais transparência no BPN

Relacionados

Banco passa a ter conselho fiscal em vez de um fiscal único

O Governo aprovou esta quinta-feira os novos estatutos do Banco Português de Negócios (BPN).

A medida, que surge na sequência da nacionalização da instituição, seguiu em frente no Conselho de Ministros e, segundo o documento final da reunião, tem em vista a «conformação» do banco «com a actual natureza de sociedade anónima de capitais exclusivamente públicos».

PUB

O novo decreto-lei, além das alterações relacionadas com a titularidade do capital social do BPN, introduz alterações ao nível do modelo de fiscalização, passando o Banco a dispor de um conselho fiscal em lugar de um fiscal único. Além disso, é também eliminada a figura do Conselho Superior.

«No demais, são adoptadas as soluções jurídicas constantes do Estatuto do Gestor Público, que veio introduzir exigências acrescidas de rigor, eficiência e transparência na actividade empresarial de natureza pública», diz ainda o relatório do Conselho de Ministros.

Deste modo, para além das regras gerais em matéria de protecção social, estabelece-se que a duração dos mandatos dos membros dos órgãos sociais é de três anos, susceptível de renovação até ao limite de quatro.

PUB

Relacionados

Últimas