Já fez LIKE no TVI Notícias?

Alegre recusou almoço por Sócrates pedir que apoiasse Soares

O dirigente socialista Manuel Alegre afirmou hoje que recusou participar num almoço com José Sócrates e Mário Soares sobre as presidenciais porque o líder do PS lhe pediu que no final apoiasse a candidatura do ex-Presidente.

«Na véspera de fazer a declaração ao Jornal de Notícias, no final de Julho, de apoio a Mário Soares, José Sócrates propôs um almoço a três, mas com uma condição: no final eu faria uma declaração abrindo o caminho à candidatura de Mário Soares», disse Manuel Alegre à Agência «Lusa».

Manuel Alegre adiantou que não aceitou participar nesse almoço por ter sido proposto «nesses termos».

PUB

«Não sei se Mário Soares sabia ou não disso», acrescentou, ao reagir a declarações do candidato a Belém apoiado pelo PS, que afirmou hoje à Rádio Renascença que esteve agendado um almoço entre si, Sócrates e Alegre para discutir as presidenciais, às quais o actual vice-presidente do Parlamento não compareceu.

Um dia antes de José Sócrates ter manifestado o seu apoio e o do PS a uma candidatura de Mário Soares às presidenciais de 2006, Manuel Alegre disponibilizou-se publicamente para concorrer a Belém com o apoio do partido.

«Tanto quanto sei houve uma proposta do primeiro-ministro para nos sentarmos os três a uma mesa e almoçarmos juntos. Parece que Manuel Alegre achou que não era útil», afirmou Mário Soares à Rádio Renascença.

«A questão entre o PS e o Manuel Alegre não me diz respeito», disse ainda o candidato presidencial.

Mário Soares contestou desta forma críticas feitas pelo socialista João Cravinho ao secretário-geral do PS, por este ter permitido um diferendo sobre as presidenciais e não ter promovido um encontro a três de reconciliação.

Depois de várias semanas sem esclarecer se iria ou não disputar as presidenciais de 2006, Manuel Alegre deu a entender no final de Agosto que não será candidato, mas criticou a recandidatura de Soares ao primeiro órgão de soberania do Estado.

PUB

Últimas