Já fez LIKE no TVI Notícias?

Galp junta-se à PT e assegura ganhos da Euronext Lisbon

Relacionados

Acções divididas entre o verde e o vermelho

A bolsa de Lisboa abriu em baixa influenciada pelos fechos de Wall Street e dos mercados asiáticos. No entanto, inverteu poucos minutos depois e assim segue graças à PT e à Galp, e ignorando a notícia de que a maior economia da Zona Euro entrou em recessão, a Alemanha.

Além disso, também os países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) entraram em recessão técnica e é uma situação que se deve prolongar durante o próximo ano.

PUB

O PSI20 ganha agora 0,51 por cento para os 6.543,01 pontos, com 7 acções no verde, uma paralisada e as restantes 12 no vermelho.

A estrela é a Portugal Telecom que trepa 4,69% para os 5,98 euros, com mais de 3 milhões de acções negociadas. A razão é o anúncio de resultados dos primeiros nove meses do ano. Apesar dos lucros terem caído 34,7 por cento para 437,7 milhões de euros, segundo a «Reuters», a maioria dos analistas previa uma queda maior (44%).

Os investidores estão ainda surpreendidos pela positiva com os resultados da Galp Energia, anunciados ontem à tarde. Os lucros da petrolífera caíram 6,3% para 353 milhões de euros. Na apresentação dos dados, o seu presidente, Ferreira de Oliveira, disse que já detém petróleo suficiente para abastecer a totalidade das necessidades de Portugal por dez anos, com as reservas que tem garantidas neste momento no Brasil, onde detém explorações em parceria com a Petrobrás. Além disso, garantiu que o seu plano de investimentos vai decorrer como o planeado, independentemente do quadro de em que a desvalorização do dólar e a retracção do mercado dos combustíveis, com a crise, afectam as empresas do sector. As acções estão hoje a subir 3,34% para os 8,35 euros.

PUB

Ainda no verde, nota para o peso pesado da energia, a EDP, que soma 0,20% para os 2,64 euros. Já o BCP está estável nos 0,82 euros.

Por outro lado, o BPI recua 1,13% para os 1,67 euros e o BES desliza 1,92% para os 7,16 euros. De acordo com o «Diário Económico», o BPI e Unitel próximos de fechar os últimos detalhes do negócio relativo à venda de 49,9% do BFA à empresa de telecomunicações angolana controlada por Isabel dos Santos. Também sobre a banca, segundo o mesmo jornal, o Governo vai reforçar poderes do Banco de Portugal.

A travar maiores ganhos está a EDP Renováveis que afunda 3,51% para os 4,81 euros.

No resto da Europa, o sentimento é positivo, à excepção da praça alemã depois do anúncio de que entrou em recessão técnica e ainda da inglesa que acompanha o pessimismo da maior economia europeia. O DAX perde 1,36% e o FTSE 100 1,11%, mas o CAC soma 0,10%, e o IBEX 35 0,31%.

Nos EUA, o Dow Jones deslizou 4,73% e o Nasdaq 5,17%. Ainda assim, os futuros apontam para uma abertura mista.

PUB

Relacionados

Últimas