Já fez LIKE no TVI Notícias?

Está a chegar a «via verde» para os cartões

Relacionados

Disponível ao pagamento de pequenas importâncias e limitado a 4 ou 5 transacções diárias

Acenar o seu cartão de crédito em frente de um leitor óptico e pagar desta forma o seu café; usar o telemóvel para realizar um pagamento; ou requisitar a emissão instantânea de um cartão de crédito numa máquina tipo ATM. Estas são três situações que, num futuro não muito longínquo, estarão ao alcance dos consumidores portugueses.

A inovação tecnológica aplicada aos meios de pagamento, mais concretamente aos cartões de débito e de crédito, é um mundo em constante evolução e algumas das suas novidades vão chegar este ano aos portugueses, avança o «Diário de Notícias».

PUB

A primeira delas são os cartões «contactless», ou seja, sem contacto. É uma espécie de «via verde» aplicada aos meios de pagamento. O cliente compra e ao pagar só precisa de acenar o seu cartão em frente de um pequeno dispositivo de leitura óptica, ligado aos terminais de pagamento automático já existentes, para concretizar o pagamento.

As duas grandes marcas internacionais de cartões de crédito e débito com maior quota de mercado em Portugal, a Visa e a Mastercard, estão já a desenvolver projectos-piloto para o lançamento da tecnologia contactless em Portugal, em parceria com alguns bancos portugueses.

Mas esta nova tecnologia , já em vigor em vários países, é uma janela de oportunidades. A sua aplicação é já possível a outros instrumentos, como é o caso dos telemóveis. No futuro, relógios ou outros gadgets poderão acoplá-la. Apesar de não ser possível ainda prever quando será possível a sua aplicação em Portugal, num futuro não muito longínquo, o mesmo gesto de pagar uma pequena compra com um cartão contactless será possível com o telemóvel. Basta acenar com o aparelho em frente ao mesmo leitor óptico.

O uso da tecnologia contactless destina-se ao pagamento de pequenas importâncias, normalmente até 15 euros, e está limitado a quatro ou cinco transacções diárias. O motivo é simples: sem a necessidade de introduzir um pin pode ser usado por qualquer um, em caso de perda ou roubo.

PUB

Relacionados

Últimas