Já fez LIKE no TVI Notícias?

Use as rendas para comprar a casa

Relacionados

Conceito vem acabar com o mito de que os portugueses estão a pagar uma casa que nunca vai ser deles

Tem medo de perder o dinheiro das rendas para sempre? Já há uma solução no mercado: arrendar o imóvel com opção de compra. A percentagem a reverter varia consoante os promotores e as imobiliárias, revelam os vários agentes do sector à Agência Financeira.

A ideia não é nova. O conceito arrancou em Espanha há mais de um ano para responder à crise que se vive no sector e Portugal está a seguir o exemplo. A moda parece estar a pegar.

PUB

A Alta de Lisboa lançou, esta quinta-feira, 195 imóveis no mercado de arrendamento, mas com a opção de compra. Caso os proprietários optem por esta solução, até 40% do valor das rendas será utilizado para abater no preço final, revela o director operacional, Graciano Garcia à Agência Financeira.

No entanto, segundo a promotora, as vantagens não ficam por aqui. A opção de compra não é específica ao apartamento arrendado. Por exemplo, é possível arrendar um T1 e depois comprar um T3. Também é possível ceder a posição contratual. O responsável garante que está à espera de boa receptividade, uma vez que «esta oferta destina-se ao segmento médio, onde há uma grande procura do arrendamento».

Também as mediadoras parecem rendidas a este conceito, apesar da procura ainda ser pouco significativa. A Remax garante que «tudo pode ser contratado e negociado» e não há contratos tipo, salienta o mediador Pedro do Ó. «Podemos estabelecer no momento do contrato que numa renda de 500 euros, 250 euros poderão ser revertidos para uma posterior compra», acrescentando ainda que a mediadora permite ceder esse mesmo contrato a um terceiro.

PUB

Para o director de comunicação da Era, «todas as alternativas são viáveis, desde que haja acordo entre os promotores, clientes vendedores e compradores», mas Jorge Garcia ressalva que «cada caso é um caso». Por isso mesmo, a percentagem do valor das rendas que pode ser convertida no preço final, caso se opte pela compra, não está fixada. «Não depende da mediadora, uma vez que, não temos produtos específicos para esta matéria».

Apesar de reconhecer que a procura por este conceito é residual, o director-geral da Century 21 admite que esta corrida ao arrendamento por opção de compra depende das localidades. Lisboa, Oeste - nomeadamente Mafra - são as zonas onde se verifica uma maior procura. «É uma iniciativa meramente comercial, estipulada entre o comprador e o vendedor, em que as percentagens convertidas para a compra do imóvel são combinadas entre as duas partes».

A verdade é que esta é uma forma engenhosa encontrada pelos promotores e imobiliárias em escoar o seu produto enquanto a decisão de compra está posta de lado. Além disso, vem acabar com o preconceito dos portugueses em relação ao mercado de arrendamento e pôr fim ao mito que estão a pagar uma casa que nunca vai ser deles.

PUB

Relacionados

Últimas