Já fez LIKE no TVI Notícias?

Confederação do Comércio quer que Governo crie pacote financeiro de 20 milhões

O presidente da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP), José António Silva, pediu esta quarta-feira ao Governo a criação de um pacote financeiro com vista a ajudar o tecido empresarial neste sector, principalmente ao nível das micro e pequenas empresas. O valor deveria rondar os 20 milhões de euros, garantiu à «Agência Financeira» o seu dirigente à margem da tomada de posse dos novos órgãos da CCP.

Esta verba, segundo o mesmo, fica muito aquém do que era disponibilizado há cerca de seis anos e que ascendia os 200 milhões de euros. «Não queremos muito dinheiro, queremos é que seja bem aplicado».

José António Silva criticou a actual lei dos licenciamentos comerciais, que permite que duas a três organizações tenham 60 por cento da quota de mercado. «Esta lei contribuiu para a situação particularmente difícil que se vive no sector e desrespeita o propósito de salvaguardar equilíbrios entre os formatos, abrindo caminho para uma situação que, a prazo, será de um verdadeiro oligopólio».

PUB

Quanto ao pedido da abertura das grandes superfícies ao domingo e feriado à tarde, o presidente da CCP considera «um perfeito disparate e uma falsa questão», uma vez que, cerca de 99% dos estabelecimentos comerciais estão abertos neste período. «Além desta reivindicação fazer pouco sentido, vai contra todas as práticas europeias. Por exemplo, em Espanha nos finais de 2005 houve uma restrição de 12 para 8 domingos, em França é proibido abrir ao domingo, etc».

PUB

Últimas