Já fez LIKE no TVI Notícias?

Preço do gasóleo está a subir a um ritmo que é o dobro do da gasolina

Relacionados

Uma má notícia já que se compra cada vez mais carros a diesel

O preço do gasóleo subiu 19,2 por cento num ano, face à subida de 8,4 por cento registada pela gasolina sem chumbo 95 octanas, mas não é previsível que a curto prazo o preço do gasóleo ultrapasse o da gasolina.

Comparando os preços do gasóleo e da gasolina na Páscoa do ano passado, face aos preços actuais, verifica-se que a subida do preço do gasóleo tem sido muito mais acentuada do que o da gasolina, avança a «Lusa».

PUB

No ano passado, a gasolina custava em média 1,293 euros por litro e este ano custa 1,402 euros por litro. Já o gasóleo passou de 1,033 euros o litro no ano passado para 1,231 euros por litro este ano. Isso significa que encher nesta Páscoa um depósito médio de 60 litros vai custar mais 11,88 euros do que no ano passado na mesma altura do ano. Para quem utiliza carros a gasolina, esse aumento vai ser de 6,54 euros por depósito.

Não se espera, contudo, que a curto prazo os preços do gasóleo ultrapassem em Portugal os da gasolina, tal como se verificou em Espanha na semana passada.

Segundo o secretário-geral da Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas (Apetro), José Horta, essa situação verificou-se em Espanha porque o imposto sobre os produtos petrolíferos (ISP) é mais baixo e pouco difere entre a gasolina e o gasóleo. O ISP sobre o gasóleo é em Portugal de 0,3644 euros por litro e em Espanha é de 0,3020 euros por litro.

Na gasolina, o ISP é em Portugal de 0,5829 euros por litro e em Espanha é de 0,39569 euros por litro.

PUB

Isto significa que, numa situação de aumento da cotação do gasóleo, é muito mais fácil em Espanha o preço ultrapassar o da gasolina, do que o mesmo se verificar em Portugal.

O aumento do preço do gasóleo é, contudo, uma má notícia para um mercado onde se compra cada vez mais carros a diesel.

O parque automóvel português constitui-se actualmente em cerca de 30 por cento por carros a diesel e em 70 por cento a gasolina.

Esta proporção tende a aumentar. Os últimos dados da ACAP, relativos a Fevereiro, apontam para 69,5 por cento de vendas de carros a diesel e 29,5 por cento de vendas de carros a gasolina.

PUB

Relacionados

Últimas