Já fez LIKE no TVI Notícias?

Alemanha sem risco de crise de crédito

Instituto de conjuntura alemão confiante na recuperação das empresas

O crédito às empresas está a aumentar «lenta, mas seguramente» na Alemanha onde não há provas da existência de uma crise de crédito. A garantia surgiu do ZEW, no dia em que este Centro de Investigação da Economia Europeia publica um estudo onde se conclui que o índice de confiança de cerca de analistas e investidores está nos valores mais baixos desde Outubro de 2008.

«Os receios de uma crise de crédito (credit crunch) não estão suportados pelos factos actualmente disponíveis», disse responsável da investigação sobre os mercados financeiros internacionais daquele instituto, Michael Schroeder.

PUB

«Tanto o nível absoluto como a taxa de crescimento em volume do crédito comparado como o ano anterior contradizem a ideia de um credit crunch na Alemanha», assegura o economista.

No entanto, a quebra de confiança de 5,3 pontos registada este mês faz prever uma recuperação económica mais demorada. «É provável que a economia volte a abrandar em 2010», reagiu Sylvian Broyer, economista da Natixis.

Esta quebra vem contrariar a tendência crescente dos meses anteriores, enquanto os empresários mantêm-se confiantes devido ao aumento das encomendas.

O índice de expectativas na Alemanha situa-se agora nos 39,5 pontos, um valor acima da média de longo prazo (26,3).

PUB

Últimas