Já fez LIKE no TVI Notícias?

Governo poupa 330 milhões na Saúde

Relacionados

Fecho de unidades e menos comparticipações são a fórmula de poupança

O fecho dos Serviços de Atendimento Permanente (SAP) e a diminuição das comparticipações do Serviço Nacional de Saúde (SNS) em medicamentos e meios de diagnóstico e terapêutica vão permitir ao Ministério da Saúde poupar, pelo menos, 330 milhões de euros em 2008, avança o «Correio da Manhã».

Entram nos cofres do Estado entre 25 a 30 milhões de euros com o fecho dos 56 SAP, uma quantia avançada pelo próprio ministro Correia de Campos quando em Maio se pronunciou sobre os custos estimados dessas unidades de saúde em funcionamento, dando esse valor como exemplo do desperdício de verbas. Como esses 56 SAP vão encerrar, isso significa que o Estado arrecada 30 milhões de euros.

PUB

A somar a essa verba juntam-se 150 milhões de euros, correspondem a 0,1 por cento do Produto Interno Bruto (PIB), que não vão ser canalizados para a comparticipação de medicamentos e outros 150 milhões de euros (0,1% por cento do PIB) que não serão destinados à comparticipação dos meios de diagnóstico e terapêutico, como análises clínicas, Raios X, TAC (tomografia axial computorizada) e electrocardiogramas.

Esta informação consta do Programa de Estabilidade e Crescimento 2007/2011, enviado pelo Governo à Comissão Europeia na revisão feita este mês.

PUB

Relacionados

Últimas