Já fez LIKE no TVI Notícias?

BES confiante que malparado subirá moderadamente

Relacionados

(Notícia actualizada com mais pormenores)

O Banco Espírito Santo (BES) admite que o crédito malparado venha a subir nos próximos meses, mas ainda assim de uma forma moderada.

Na apresentação de resultados referentes ao primeiro trimestre, o presidente da instituição, Ricardo Salgado, afirmou acreditar que «é possível que nos próximos trimestres haja crescimento (do malparado), mas nada de significativo».

PUB

Recorde-se que o crédito malparado voltou a bater um novo recorde, atingindo os 2,59 mil milhões de euros, segundo o Boletim Estatístico do Banco de Portugal de Julho. No entanto, Ricardo Salgado lembra que no caso do BES, a grande maioria do crédito é concedido às empresas, cerca de 70% e entre os particulares a maioria é para habitação. Neste último, o presidente reconhece que «quase 50% está orientado para clientes de maior valor e empresas. São clientes com sinistralidade menor».

Para além disso, mesmo entre particulares, «o BES tem o seu crédito muito seleccionado», sublinha.

No primeiro semestre de 2008, o crédito do BES a clientes, incluindo securitizações, subiu 14,3% para 49.946 milhões de euros, 8,2% a particulares e 17,9% a empresas.

Os recursos de clientes de balanço aumentaram 18,4%.

Já o rácio de crédito vencido, a mais de 90 dias, cresceu para 1,1%, sensivelmente o mesmo que no mesmo período de 2007, enquanto a cobertura por provisões ascendeu a 217,3%, que comparam com 215,9% de Junho de 2007.

PUB

As acções do BES fecharam a ganhar 0,75% para 10,10 euros.

BES não quer rever metas antes do 1º semestre de 2009

BES vai «atacar» custos operativos com programa de reestruturação

Lucros do BES caem 28% para 264,1 milhões de euros

Reestruturação passa por redução de pessoal

PUB

Relacionados

Últimas