Já fez LIKE no TVI Notícias?

Aprenda a gerir finanças e a comer bem por pouco dinheiro

Livros anti-crise tomam conta das prateleiras das livrarias

Organizar as finanças em tempo de crise, perceber como nos podemos livrar das dívidas e aumentar o património financeiro ou simplesmente comer bem gastando pouco, tudo isto se aprende com os livros que ensinam a batalhar a crise.

Desde o final do ano, os livros anti-crise tomaram conta das prateleiras de livrarias espalhadas por todo o país, diz a agência Lusa.

PUB

A explosão da procura no género ocorreu no início de 2009, embora a atenção dos portugueses já tenha despertado há mais tempo.

«O interesse sobre livros de economia teve início com o Freakonomics - O estranho mundo da economia [de Steven D.Levitt, professor do departamento de Economia da Universidade de Chicago]. Um livro que transpõe para linguagem acessível fenómenos que permaneciam desconhecidos», disse à agência Lusa Nuno Lino, comprador da área técnica da rede de livrarias Fnac.

«No último trimestre houve uma consciencialização que algo corria mal em termos de economia global. Desde essa altura tem sido uma constante edição de livros», referiu Nuno Lino.

Para o responsável da Fnac, a forte procura irá «diluir-se com o tempo», porque «já há uma panóplia grande de livros que oferecem vários caminhos».

«Os editores conseguiram reagir rapidamente à procura. Houve uma oferta enorme num curto espaço de tempo», disse Nuno Lino, uma ideia que Margarida Damião, da editora Esfera dos Livros, confirmou.

PUB

Deco faz 35 anos com olhos postos nos bancos e telemóveis

«No final do ano passado demos conta da polémica da crise. Em três meses o Luís Ferreira Lopes [editor de economia da SIC] preparou o livro, lançado em Fevereiro», referiu.

Em «Seja mais esperto do que a crise», Luís Ferreira Lopes, revela como é possível organizar as finanças em tempos de crise.

Dicas para poupar e reduzir a factura de energia, renegociar créditos, comparar tarifas de serviços ou ir às compras enchem as páginas do livro do jornalista, uma das obras lançadas pela Esfera dos Livros nos últimos meses que tem a crise económica como tema.

Mercado em risco de saturação

«Cozinha para quem quer poupar» é a última aposta da editora. O livro de Mafalda Pinto Leite, com mais de 450 receitas, foi feito para «mostrar que é possível comer saudável e barato em casa».

PUB

Além das receitas, Mafalda Pinto Leite dá uma série de dicas que podem ajudar a diminuir os gastos com alimentação.

«As pessoas deveriam poder comer bem todos os dias, independentemente do dinheiro que têm para gastar em comida», defendeu a autora.

Investir num congelador, levar almoço de casa para o trabalho, planear as refeições com antecedência, fazer a comida em casa do zero, em vez de recorrer a refeições pré-cozinhadas, são alguns dos conselhos de Mafalda para ajudar a diminuir os gastos com alimentação.

«Cozinha para quem quer poupar» chegou agora às bancas, numa altura em que, de acordo com Nuno Lino da Fnac, já foi atingido o «pico de vendas».

«O mercado começa a ficar saturado. Há muita oferta com alguma dispersão», disse.

Apesar disso, concluiu, os livros sobre a crise continuam a ter «um impacto relativamente forte nas vendas».

PUB

Últimas