Já fez LIKE no TVI Notícias?

Japão pode viver recessão de 3,3%

Relacionados

Governo faz previsões para ano orçamental

O governo japonês anunciou esta segunda-feira que espera uma contracção de 3,3 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) no ano orçamental 2009-2010, que começou a 01 de Abril, enquanto anteriormente previa apenas um crescimento zero.

Segundo a Lusa, caso se confirme, este retrocesso anual do PIB será o pior desde que o governo começou a calcular estas estatísticas em 1955.

PUB

A revisão desta previsão oficial de crescimento era amplamente esperada, numa altura em que o Japão atravessa a sua pior recessão desde o fim da Segunda Guerra mundial, devido a uma crise económica que tem provocado o desmoronamento das suas exportações e dos seus investimentos.

O governo japonês continua mais optimista que o Fundo Monetário Internacional (FMI), o qual indicou a 22 de Abril que previa uma queda do PIB japonês de 6,2 por cento, durante o ano de 2009.

O Banco do Japão (BoJ) deve publicar as suas previsões de crescimento económico revistas sexta-feira.

O governo japonês considerou igualmente que a segunda economia mundial vai mergulhar numa deflação em 2009-2010 com uma queda dos preços no consumo esperada em 1,3 por cento, o que será igualmente a mais forte da história.

Para tentar vencer esta profunda recessão, Tóquio adoptou estes últimos meses uma série de medidas de relançamento económico num montante total de 132.000 mil milhões de ienes (cerca de 1.040 mil milhões de euros), dos quais 27.400 mil milhões (216 mil milhões de euros) em despesas públicas.

O Conselho de Ministros aprovou um suplemento orçamental de 14.700 mil milhões de ienes destinada a financiar uma parte dessas medidas.

PUB

Relacionados

Últimas