Já fez LIKE no TVI Notícias?

Líderes de 43 países europeus e asiáticos apoiam cimeira dos EUA

Relacionados

Apelam ao reforço da cooperação internacional para ultrapassar a crise

Líderes de 43 países europeus e asiáticos manifestaram este sábado o seu apoio à cimeira mundial, de 15 de Novembro, em Washington e apelaram ao reforço da cooperação internacional para ultrapassar a crise financeira global, escreve a «Lusa».

Os líderes reunidos na 7ª cimeira da ASEM (Encontro Ásia-Europa), em Pequim, congratularam-se com as medidas de emergência já tomadas em diferentes países e «exprimiram plena confiança que a crise pode ser ultrapassada através de esforços concertados» da comunidade internacional.

PUB

No entanto, segundo o comunicado da cimeira, consideram ser «imperativo tratar correctamente a relação entre inovação financeira e regulação, e manter uma saudável política macroeconómica».

A ASEM defende, também, que o Fundo Monetário Internacional «deve desempenhar um papel crucial na assistência aos países afectados pela crise, se estes o solicitarem».

De refeiri que a ASEM foi criada há 12 anos e reúne os 27 membros da União Europeia mais 16 nações asiáticas, entre as quais a China, Japão, Índia, Paquistão, Indonésia e Coreia do Sul, que no conjunto representam mais de metade da riqueza mundial e cerca de sessenta por cento da sua população. Portugal está representado pelo ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado.

PUB

Relacionados

Últimas