Já fez LIKE no TVI Notícias?

Critical vai vender carro eléctrico autónomo em Setembro

Relacionados

Ideia é transportar pessoas em locais públicos como hospitais, aeroportos ou resorts

A Critical Software, através da Critical Move, está a industrializar um carro eléctrico autónomo que estará pronto para comercialização no final do próximo mês de Setembro. A ideia deste veículo é servir de transporte de pessoas em locais públicos como hospitais, aeroportos, parques industriais ou resorts turísticos. Mas a par deste, a Critical já lançou um desafio, em parceria com o MIT, a estudantes que queiram participar de um concurso para o desenvolvimento de outro protótipo destes, mais avançado, para estar pronto daqui a cerca de dois anos.

«É um protótipo eléctrico, sem condutor, que pode transportar, em ambiente urbano, até nove pessoas ou quatro em cadeiras de rodas. Tem que respeitar as regras de trânsito e evitar acidentes», revelou a presidente da Critical Move, Luísa Goulão, que garante que começa a haver muita solicitação.

PUB

Critical investe 90 mil euros em novo protótipo

O objectivo da empresa é assim comercializar esta «espécie de elevador horizontal, 100 por cento português», cujo preço a responsável não quis adiantar para já.

Quanto ao concurso, a Critical Software e o Massachussets Institute of Technology (MIT) Portugal assinaram esta manhã um acordo de parceria para o lançamento do desafio para estudantes de mestrado: construir um carro eléctrico autónomo. Durante seis meses, os grupos concorrentes vão competir por um prémio de 1.500 euros. Destes, quatro serão escolhidos para a fase seguinte, na qual vão ter que desenvolver o seu projecto. Ao final de um ano, só um é escolhido.

A partir daí, segue-se mais um ano para finalização do protótipo. «No final, o grupo vencedor terá sido premiado pela Critical com mais de 90 mil euros. O MIT encarrega-se das bolsas de doutoramento», adiantou Luísa Goulão, à margem da primeira conferencia anual organizada pelo MIT Portugal.

PUB

Relacionados

Últimas