Já fez LIKE no TVI Notícias?

Paraísos fiscais e BPN «engolem» mais fundos que a crise

Relacionados

Dois maiores partidos de esquerda criticam «favorecimento à banca» e pedem combate às desigualdades

«O país perdeu o equivalente a uma ponte sobre o Tejo». As palavras são de José Manuel Pureza referindo-se aos paraísos fiscais, nomeadamente à zona franca da Madeira.

Na sua vez de ir ao púlpito, o deputado bloquista não deixou as críticas por mãos alheias e explicou-se com os números: «O próprio Governo já informou que, só neste ano, o país perdeu 1.796 milhões de euros em impostos não pagos naquela zona franca», disse o deputado do BE que apelou, depois, para que José Sócrates diga «se vai ou não renovar o contrato de concessão».

PUB

Uma crítica ao «silêncio» de Sócrates, que José Manuel Pureza alastra para o combate à corrupção, onde não consta no programa governativo, apresentado esta manhã, «nem uma linha sobre enriquecimento ilícito em matéria de sigilo bancário».

Há um «manto de impunidade» para os políticos

Opinião idêntica tem Jerónimo de Sousa que apontou o dedo ao que considera ser «o manto de impunidade para os agentes políticos e económicos, como o crime de enriquecimento ilícito».

Os dois partidos mais à esquerda foram unânimes nas reivindicações contra o combate às «desigualdades».

«O montante de 3.500 milhões de euros injectados no BPN foi sete vezes mais do que o valor executado no plano de combate à crise», acusou José Manuel Pureza, acusando o Governo de «falta de coragem» para adoptar «perante os dois milhões de pobres e 600 mil desempregados a mesma desenvoltura que teve perante o BPN».

Salário mínimo deve ser de 600 euros

Uma crítica à banca adoptada também pelo líder comunista, que criticou a «tributação por metade das mais valias da banca e dos lucros dos gestores», contra aquilo que considera ser o «ataque aos direitos dos trabalhadores na função pública».

Já quanto ao Salário Mínimo Nacional, Jerónimo de Sousa foi claro ao reclamar a fixação do seu valor nos 600 euros até ao fim da legislatura.

PUB

Relacionados

Últimas