Já fez LIKE no TVI Notícias?

Peso dos combustíveis no orçamento dos portugueses é o 2º maior da UE

Relacionados

Já a despesa com transportes públicos em Portugal é inferior à média europeia

A Portugal é o segundo país da União Europeia (UE) onde as famílias consomem uma maior parte do seu rendimento com combustíveis para o automóvel, o que as torna ainda mais vulneráveis à recente subida de preços registada nos mercados internacionais de energia, avança o «Público».

De acordo com os dados publicados na semana passada pelo gabinete estatístico da União Europeia, Eurostat, os portugueses deixaram, em média, durante o ano de 2005, 5,2 por cento do seu orçamento familiar para abastecer o depósito do automóvel. Este é um valor que fica muito acima da média da União Europeia, que não vai além dos 3,3 por cento. De resto, neste capítulo, os portugueses apenas são superados pelos italianos, que no mesmo ano (2005) reservaram 5,7 por cento do seu rendimento para gastos com gasóleo e gasolina.

PUB

Na vizinha Espanha, o gasto médio com combustíveis é de 3,8 por cento, enquanto na Bulgária, o Estado-membro onde as famílias gastam uma menor parte do seu rendimento com este bem, o valor não vai além de 2,1 por cento.

Quando se verifica qual o peso no orçamento familiar das despesas com transportes públicos (a principal alternativa para diminuir a factura dos combustíveis), Portugal, com 1,3 por cento, não só não tem registado qualquer tipo de subida face aos anos anteriores, como fica atrás de países como a França ou o Reino Unido. Quanto à média europeia, está situada em 1,4 por cento.

PUB

Relacionados

Últimas