Já fez LIKE no TVI Notícias?

Consumo privado abranda em Agosto e empréstimos diminuem em Julho

Relacionados

Indicador da actividade económica voltou a diminuir

O consumo privado abrandou em Agosto, dado ter registado uma variação homóloga de 0,6 por cento, quando no mês anterior tinha sido de 0,7%.

Segundo os dados de conjuntura do Banco de Portugal, divulgados esta sexta-feira, no mesmo período, o indicador coincidente mensal para a evolução homóloga tendencial da actividade económica voltou a diminuir face ao mês anterior.

PUB

Por outro lado, o mês passado registou ainda uma descida de 0,1 pontos percentuais na taxa de variação homóloga do Índice de preços do consumidor até aos 3,0%, enquanto a taxa de variação média anual aumentou 0,1 pontos percentuais para os 2,8%.

O Banco de Portugal esclarece igualmente que, em Julho, houve uma desaceleração de empréstimos concedidos ao sector privado não financeiro, com a taxa de variação a diminuir de 12,3 para 12,2%. No caso dos empréstimos a particulares, a desaceleração foi dos 7,7 para os 7,4% e resultou do comportamento evidenciado pelos empréstimos para aquisição de habitação, cuja taxa de variação caiu de 7,1 para os 6,8%.

PUB

Relacionados

Últimas