Já fez LIKE no TVI Notícias?

Leite: Bruxelas vai ajudar sector com 280 milhões

Relacionados

Jaime Silva congratula-se com a medida, enquanto CAP diz que esta é «insuficiente»

[Notícia actualizada às 11h00]

A comissária europeia para a Agricultura, Mariann Fischer Boel, anunciou esta manhã que vai desbloquear uma ajuda de 280 milhões de euros a favor do sector do leite, que está em crise, escreve a Lusa. Deste total, os portugueses poderão obter mais de 6 milhões de euros.

PUB

Leite: Portugal reclama ajudas europeias

O anúncio da comissária europeia foi feito pouco antes do início de uma reunião dos 27 ministros europeus da Agricultura, no Luxemburgo. Nesta, serão apresentadas as reivindicações de 21 Estados-membros, incluindo Portugal, liderados pela Alemanha e pela França, resultante do encontro da semana passada na Áustria.

O ministro da Agricultura português congratulou-se com a medida: «Isso significa que nós ganhámos», disse Jaime Silva, à entrada da reunião.

No entanto, o governante quer obter de Bruxelas uma maior flexibilidade na atribuição das ajudas aos produtores nacionais.

Já a associação representativa do sector, mostra-se mais prudente e considera a proposta europeia como «insuficiente» e «avulsa».

Em declarações à Lusa, o vice-presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), José Oliveira, disse ainda que esta medida «não resolve o problema do sector do leite ao nível da União Europeia atendendo à grave crise que este vive».

PUB

Relacionados

Últimas