Já fez LIKE no TVI Notícias?

Economistas: desemprego vai atingir 10% ainda este ano

Relacionados

Valor elevado deverá manter-se nos primeiros meses do próximo ano

Os economistas contactados pela Agência Financeira não se mostram surpreendidos com o aumento da taxa de desemprego, que em Abril voltou a subir e atingiu 9,2%. Os mesmos acreditam que este número vai continuar a subir, sendo previsível atingir os 10% nos próximos meses.

«É uma má notícia para Portugal, mas é natural tendo em conta que a economia nacional não está a crescer e continua a derrapar», refere Nogueira Leite.

PUB

Desemprego em Portugal volta a subir e atinge 9,3%

O economista diz ainda que acredita «que este número vai-se manter alto nos primeiros meses do próximo ano», uma vez que, «as perspectivas para 2010 são muito más», salienta.

Uma opinião partilhada pela economista do BPI, Paula Carvalho, ao afirmar à AF que «tudo leva a crer que no 2º trimestre vamos ter outra vez um aumento do desemprego oficial».

A meta dos 10% a curto prazo é a reafirmada pela responsável. «Este valor é um risco porque a economia tem vindo a sofrer muitas quedas desde Setembro e isso ainda não se reflectiu totalmente na actividade das empresas».

Espanha continua a liderar taxas

É ainda de referir que esta taxa de desemprego também sofreu um acréscimo na Zona Euro, atingindo em Abril 9,2%, contra os 8,9% verificados em Março.

Feitas as contas, o desemprego na Zona atinge mais de 14,5 milhões de habitantes e fica acima das previsões dos analistas que apontavam para uma subida para 9,1%. O que representa a taxa mais alta nos países da moeda única desde Setembro de 1999.

Entre os Estados-membros, as taxas de desemprego mais baixas foram registadas na Holanda (3%) e na Áustria (4,2%) e as mais elevadas em Espanha (18,1%), na Letónia (17,4%) e na Lituânia (16,8 %).

PUB

Relacionados

Últimas