Já fez LIKE no TVI Notícias?

Exportações para fora da União Europeia descem 22%

Relacionados

Apesar de taxas continuarem negativas, o mês de Março registou uma melhoria, revela o boletim do INE

As vendas portuguesas para países extracomunitários caíram 21,9 por cento nos primeiros três meses deste ano, face a igual período do ano anterior, revela o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Portugal: exportações caem mais de 30% em Fevereiro

PUB

Apesar desta quebra, o défice da balança comercial com países terceiros sofreu um desagravamento de mil milhões de euros.

Segundo o documento do INE, «a taxa de cobertura das importações pelas exportações aumentou 15,4 pontos percentuais, quando comparada com igual período do ano anterior, cifrando-se agora nos 73,1%».

A componente «combustíveis e lubrificantes» continua a ter um grande impacto no saldo da balança comercial com países terceiros.

Os resultados globais preliminares do comércio com países extracomunitários, em termos homólogos mensais, revelam quebras em todos os meses do primeiro trimestre, tanto nas importações como nas exportações.

«Apesar das taxas de variação homólogas continuarem negativas, no mês de Março registou-se uma melhoria face aos meses anteriores: as importações caem apenas 24,6% e as exportações 15,3%», conclui o INE.

PUB

Relacionados

Últimas