Já fez LIKE no TVI Notícias?

Catroga: «Governo pode suspender transitoriamente IMI»

Economista defende a aplicação de várias medidas para aliviar tesouraria das famílias

A suspensão transitória do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI, antigas contribuições autárquicas) é apontada pelo economista Eduardo Catroga como uma das medidas a adoptar para evitar o crescimento do crédito malparado.

Recorde-se que, ainda esta segunda-feira, o Banco de Portugal revelou que o malparado não pára de subir, tendo atingindo em Fevereiro um novo máximo nos 2.390 milhões de euros.

PUB

«As taxas de juro vão subindo, o que significa que a dívida dos empréstimos já contraídos vai aumentar. Por isso é que defendo que é aliviar a tesouraria das famílias, o Governo já fez isso em relação ao crédito bonificado, permitindo o alargamento dos prazos até 50 anos», adianta o ex-ministro das Finanças de Cavaco Silva, no almoço-debate promovido pelo Lisbon International Clube.

No entanto, para este há mais medidas que podem ser tomadas: «Os bancos podem alargar o prazo das hipotecas, o Governo pode suspender transitoriamente as contribuições autárquicas e reduzir transitoriamente o preço da antiga SISA», acrescentou.

«Há um conjunto de medidas que podiam ser adoptadas para aliviar a tesouraria das famílias», concluiu.

PUB

Últimas