Já fez LIKE no TVI Notícias?

1/3 dos alunos da Madeira sofre das costas devido a malas pesadas

Relacionados

Detectadas algias vetebrais

Um estudo realizado na Madeira por uma equipa de fisioterapeutas em duas escolas concluiu que 28,11 por cento dos alunos sofrem de algias vertebrais (dores nas costas) por usarem mochilas com mais de 10 por cento do seu peso corporal.

O estudo realizado pela equipa Reabilitasse-Espaço de Fisioterapia e Saúde e patrocinado pela Secretaria Regional de Educação-revelou, segundo a agência «Lusa», que 66,82% dos alunos de duas escolas da Madeira tinham algias vertebrais.

PUB

Os técnicos concluíram que em 28,11% dos casos essas dores estão relacionadas com o facto dos alunos usarem mochilas com mais de um décimo do seu peso.

Este estudo, que está a ser realizado em todo o território da Região Autónoma da Madeira nas escolas do 2º e 3º ciclos, integra-se no projecto «Prevenir as algias vertebrais e alterações posturais relacionadas com a utilização de uma mochila com mais de 10 por cento do peso corporal».

O estudo recomenda que as crianças só transportem o material necessário para cada dia de escola, nunca excedendo os 10% do seu peso corporal, exemplificando que uma criança com 40 quilos apenas deve transportar uma mochila com quatro quilos.

O secretário regional de Educação apelou os encarregados de educação para esta realidade e adiantou que as escolas novas da Região já dispõem de cacifos onde os alunos podem deixar guardado parte do seu material escolar.

PUB

Relacionados

Últimas