Já fez LIKE no TVI Notícias?

OCDE alerta que «preços de chamadas e da luz continuam altos»

Mercado de trabalho deveria ser mais flexível

Há falta de concorrência nos sectores das telecomunicações, electricidade e transportes em Portugal que permitem que os preços destes serviços se mantenham altos, de acordo com o secretário-geral da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), Angel Gurría.

«Os preços continuam altos em certos serviços de telecomunicações, electricidade. Também os transportes ferroviários estão limitados por causa da falta de concorrência», afirmou o responsável, na apresentação do relatório económico sobre Portugal, no ministério das Finanças.

PUB

Para além disso, Angel Gurría diz que Portugal «ainda não aproveitou plenamente os desafios da globalização» e que continua a haver potencial significativo para melhorar as condições às pequenas e médias empresas (PMEs).

Outra das falhas apontadas ao país é a falta de investimento em investigação e desenvolvimento por parte das empresas (I&D). «É preciso melhorar a capacidade de inovar. Portugal é dos países da OCDE que menos investe nesta área e a componente privada é muito baixa», referiu.

E acrescentou: «paga-se mais anualmente pelo uso de tecnologias estrangeiras do que as empresas portuguesas pagam por I&D».

O responsável defendeu também um mercado de trabalho «mais flexível» e que o país precisa de fazer progressos substanciais na área da educação.

PUB

Últimas