Já fez LIKE no TVI Notícias?

Governo aprova novo preço de referência de electricidade de 50euros/Mwh

O Conselho de Ministros (CM) aprovou, esta quinta-feira, um novo preço de referência da electricidade em 50 euros/Mwh na sequência da extinção dos Contratos de Aquisição de Energia (CAE) pelos Custos de Manutenção do Equilíbrio Contratual (CMEC), comunicou em comunicado.

Este novo preço, neutro para o montante global pago pelos consumidores, vai permitir a tarifa da electricidade mais estável ao longo do tempo. A alteração está, segundo o CM, «em linha com os valores de mercado e com as conclusões do relatório da Comissão Europeia sobre Portugal» no âmbito do mercado único da electricidade».

O novo decreto-lei tem, como consequência, desvios menores anuais entre o preço de referência e o preço efectivo do mercado, levando o Governo a afirmar que o novo CMEC permite «harmonizar o regime vigente com a evolução verificada nos mercados energéticos nos últimos anos».

PUB

Com a publicação deste decreto-lei ficam criadas as condições para a cessação a curto prazo dos CAE celebrados em 1995 entre os centros electroprodutores e a REN. Deste modo, a energia abrangida por esses contratos ficará liberta para ser colocada no mercado.

Deste modo, Portugal cumpre o principal requisito para a realização plena do Mercado Ibérico de electricidade, conforme tinha sido anunciado na cimeira de Badajoz, realizada no passado mês de Novembro.

PUB

Últimas