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Artur Santos Silva: Empresas devem aliar-se para ganharem dimensão no exterior

A Cotec defende a aposta na inovação nos sectores mais tradicionais da economia. A falta de dimensão de muitas empresas, diz o presidente da entidade, Artur Santos Silva, em entrevista à «Agência Financeira», pode ser ultrapassada através da criação de clusters sectoriais.

As empresas portuguesas têm, muitas vezes, falta de dimensão para apostarem na inovação. Como se pode ultrapassar isso?

Através da criação do que no passado se chamou de clusters. Aquilo a que se chama coopetiçao é juntar empresas que no fundo são concorrentes que se conhecem bem umas às outras e que, se resolverem em conjunto algumas necessidades de inovação, podem passar a ter escala para um processo de inovação exigente e com custos elevados, mas partilhados. Elas competem nos mercados externos e cooperam internamente no sentido de oferecerem soluções mais inovadoras.

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Quais as áreas prioritárias?

Estamos a procurar criar um cluster na área da alimentação e bebidas. Queremos também estimular as universidades e as empresas e a estudar seriamente as ciências da vida. Há três instituições de investigação muito importantes na Universidade do Porto que estamos a ver se se juntam com a empresa líder farmacêutica, que é a Bial, e se formamos um pólo de competitividade, um cluster.

Outra área a que também estamos atentos é a do calçado e dos têxteis. Sobretudo têxteis mais exigentes, técnicos, mais especializados onde temos muito boas condições de competi. Na indústria do calçado também há avanços muito importantes.

Também no mobiliário estamos a procurar estimular a criação de um cluster, onde vai ser um grande tractor o IKEA. É uma outra área em que temos uma capacidade bastante positiva, mas muitas vezes essa capacidade que temos nas universidades não é utilizada pelas empresas. Há capacidade instalada não utilizada. Procuramos ver se ajudamos a casar a procura e oferta do conhecimento.

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Pode dar-nos exemplos de casos recentes que sejam bem sucedidos?

Um caso que já tem mais de dois anos é o pólo de software do Minho. É um pólo de competitividade que criamos na universidade do Minho, juntando um conjunto de empresas em que os problemas de software têm muita importância e estão com grande resultado e já a cooperar dentro deste tipo de solução. O pólo de software está a ajudá-las a inovar numa área extremamente exigente.

No caso de sectores mais tradicionais, se analisarmos as exportações e as taxas de crescimento são muito próximas, de dois dígitos. O que queremos é que se vá mais longe, que se faça mais e sobretudo tentar ajudar duas coisas. Uma é que não há nada mais frustrante que, para quem investiga, descobrir caminhos e ninguém usar o que ele próprio investigador descobre. Por outro lado, há empresas que têm necessidade de inovar e de utilizar conhecimento já formado. O que estamos a ajudar é fazer o diálogo das empresas entre si e sobretudo delas com as universidades. Essa é uma missão fundamental.

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E com quem estão nessa missão?

Estamos a fazê-lo em articulação com o Plano Tecnológico e também com o IAPMEI. O que reconhecemos é que há uma grande preocupação com o mundo das empresas, com o mundo que faz investigação e desenvolvimento, as universidades. O que se vai fazendo pode ser escrutinado dia a dia por todos nós.

Concorda que passa um pouco despercebido aquilo que está a fazer?

Isso é a vossa missão, porque a informação é pública. Essas medidas e a sua articulação com o QREN que é o grande quadro para esta batalha que nos leva até 2013 e da qual temos que sair mais vencedores do que até aqui. Porque neste quadro há muito mais dinheiro para infra-estruturas e há muito mais para o conhecimento. Há muito mais dinheiro para saber fazer. A grande prioridade tem que ser educação, conhecimento, utilização do conhecimento e melhorar todos estes circuitos para que a produtividade do país aumente muito e para que o país inove a um ritmo mais exigente.

Veja a entrevista completa em artigos relacionados e o vídeo carregando em imagem

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