Já fez LIKE no TVI Notícias?

Manuel Pinho reconhece atrasos no Mibel

Relacionados

O ministro da economia reconheceu, esta quarta-feira, atrasos no Mibel mas salienta que «é um processo que está em construção e esteve parado até há dois anos».

Esta é a resposta de Manuel Pinho às declarações feitas pelo presidente da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticas (ERSE), esta terça-feira, em Espanha, em que admitiu a existência de «problemas iniciais» e «dificuldades» no arranque da liberalização do mercado de energia em Portugal.

O Executivo refere, no entanto, que o Mercado Ibérico de Electricidade (Mibel) «agora arrancou, tanto que o primeiro presidente será um português», reconhecendo ainda que «há sempre dificuldades em ultrapassar mas estou seguro que vão ser ultrapassadas», disse à margem da conferência da EFSA-ASAE.

PUB

Redução de preços será gradual

O ministro da Economia garante ainda que a redução de preços da electricidade e do gás será feita de forma gradual. «Os resultados vêm-se passados três ou quatro anos mas a tendência é para a convergência de preços entre Portugal e Espanha».

Manuel Pinho refere, no entanto, que actualmente a electricidade em Portugal tem um preço mais baixo em relação à média europeia. «O mercado português é um mercado mais liberalizado do que o mercado espanhol, país onde o Estado intervêm muito e tem criado déficites que mais tarde ou mais cedo vão ter de ser eliminados»,

O ajustamento, de acordo com o mesmo, será maior do lado espanhol do que do lado português. «Felizmente estamos numa situação em que o mercado, ao mesmo tempo, está mais liberalizado temos preços mais baixos do que a média da União Europeia», conclui.

PUB

Relacionados

Últimas