Já fez LIKE no TVI Notícias?

BES Investimento prevê lucrar cerca de 80 milhões

Relacionados

O BESI prevê atingir lucros entre 70 e 80 milhões de euros este ano.

Com este resultado, a instituição financeira prevê acelerar o crescimento da actividade em Londres, onde é o único banco de investimentos português estabelecido, Madrid e Brasil, revelou o presidente executivo da instituição, avançou a «Lusa» .

O plano de negócios do banco de investimentos do grupo Espírito Santo traçado até 2012, estima conseguir 200 milhões de euros de lucro nesse ano contra 60 milhões em 2006, crescendo para 70 a 80 milhões de euros em 2007 e em torno de 100 milhões em 2008, adiantou José Maria Ricciardi, presidente da Comissão Executiva do BESI, num encontro com jornalistas, terça-feira à noite, em Londres.

PUB

Além de Portugal, onde é líder na banca de investimentos, o BES Investment oferece serviços integrados em Espanha, onde já é, por exemplo, o quarto maior operador de bolsa, Londres, a maior praça financeira mundial, e Brasil, sendo estes os mercados que sustentarão o aumento da actividade e dos resultados este ano.

Aposta em Espanha

O destaque vai sobretudo para Espanha onde «ainda este ano o banco vai provavelmente liderar, pela primeira vez como coordenador global, duas operações de dispersão de capital em bolsa (IPO) com valores de mais de 400 milhões de euros cada uma», revelou o presidente do BESI.

José Maria Ricciardi não adiantou os nomes das empresas que irão para o mercado em Espanha, mas para evidenciar a importância da actividade do banco naquele mercado avançou que «nos primeiros seis meses deste ano, o valor das comissões de corretagem só nesse mercado atingiu 16 milhões de euros».

«Espanha será, dentro de pouco tempo, mais importante em termos de resultados para o BESI do que Portugal», admite o gestor, frisando que em Portugal o objectivo é manter e reforçar a actual liderança.

PUB

Para os resultados de 2008, o BES Investment contará já com «uma operação completa de banca de investimento nos EUA», em actividade plena a partir de Julho desse ano, segundo o projectado, acrescentou.

Previsto reforço de capital

O presidente do BESI disse que o banco vai precisar de um aumento de capital, faseado, para cumprir este plano de negócios, depois de ter conseguido, sem aumentar o capital, multiplicar os resultados que, recordou, subiram de 27 milhões de euros em 2003 para mais do dobro no ano passado.

Os objectivos traçados contam apenas com o crescimento orgânico do BESI, que não desiste, contudo, de continuar a analisar possíveis aquisições em mercados como Espanha, França, Itália, entre outros.

«Queremos estar presentes onde estão os principais investidores (...) e provamos que podemos ir para esses mercados onde já competimos com os grandes bancos», como o BBVA e Santander, em Espanha, além dos globais, como a Goldman Sachs, Citigroup e Merryl Linch, afirmou José Maria Ricciardi, sustentando que faltam "players" portugueses nos mercados internacionais.

O BESI tem um total de 500 funcionários, dos quais 150 em Espanha, 100 no Brasil e 50 em Londres e prevê que metade dos seus lucros em 2010 seja gerada pela actividade internacional, comparado com 20 por cento em 2006.

PUB

Relacionados

Últimas