Já fez LIKE no TVI Notícias?

Indemnizações pela fraude Madoff limitam lucro do Santander

Dividendo a pagar em 2008 será de 0,65 euros por acção

O Santander anunciou esta quarta-feira um resultado liquido do exercício de 2008 é de 8,876 mil milhões de euros, inferior ao lucro total de 9,06 mil milhões apresentados em 2007, devido a provisões para indemnizar clientes prejudicados pela fraude Madoff.

O grupo bancário espanhol explicou que este é o lucro é depois de uma «provisão de 500 milhões» (350 milhões depois de impostos) reservada para indemnizar clientes prejudicados pela fraude Madoff e depois de destinar «a totalidade dos resultados extraordinários» para sanear e fortalecer o seu balanço, avança a Lusa.

PUB

O Santander diz que, sem extraordinários em nenhum dos dois exercícios, os lucros de 2008 seriam 9,4 por cento superiores aos de 2007.

O grupo espanhol divulgou antecipadamente os principais valores das contas depois de consultar a Comissão do Mercado de Valores Espanhola (CNMV) e depois de informar das compensações relacionadas com o caso Madoff mas informou que mantém a apresentação oficial dos resultados para 5 de Fevereiro.

O banco adianta também que o quarto e último dividendo que irá pagar relativo ao ano de 2008 será de 0,257 euros por acção e começará a ser pago a partir do dia um de Maio.

Com este pagamento, o dividendo total pago pelo banco em 2008 será de 0,65 euros por acção.

Antes de apresentar estes números ao mercado, o Banco Santander tinha já hoje informado sobre uma oferta de substituição de activos dos seus clientes de banca privada que investiram no fundo Optimal Strategic, ligado a Madoff Investment.

PUB

Últimas