Já fez LIKE no TVI Notícias?

Lucros da Iberdrola caem 34,2% para 793 milhões

Relacionados

Quebra da procura e redução de preços do mercado eléctrico estiveram na base destes resultados

A eléctrica espanhola Iberdrola obteve entre Janeiro e Março lucros de 793 milhões de euros, uma queda de 34,2 por cento face ao primeiro trimestre de 2008, devido principalmente à queda do negócio em Espanha.

A pesar também na diferença estiveram os resultados extraordinários devido à venda de activos no valor de 535,9 milhões de euros, avançou a Lusa.

PUB

Se essas receitas extraordinárias forem tiradas das contas então a Iberdrola registou um ligeiro crescimento de 0,4 por cento, com uma descida líquida de 2,7 por cento.

A Iberdrola sustenta que a descida do negócio em Espanha se deve à queda de 7,5 por cento na procura, bem como aos menores preços do mercado eléctrico, que registaram uma queda de 34 por cento.

Também contribuiu para os resultados o maior custo de financiamento, devido ao défice de tarifa, que no caso da Iberdrola ascendia a 2.635 milhões de euros, pendentes no fecho de 2008.

A empresa, que em todo o mundo facturou 7.642,5 milhões de euros (mais 21,3 por cento), destacou que a sua diversificação geográfica e de negócio permitiu aumentar o seu EBITDA (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) em 9 por cento, para 1.952 milhões de euros.

PUB

Relacionados

Últimas