Já fez LIKE no TVI Notícias?

Acções da Cofina ainda suspensas à espera de esclarecimentos

Relacionados

As acções do grupo de media Cofina encontram-se suspensas de negociação na Euronext Lisboa, por determinação de Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Fonte da CMVM revelou à «Agência Financeira» que em causa pode estar a suspensão da distribuição de dividendos de 0,05 euros por acção, valor que deveria ser creditado já no próximo dia 18 de Abril, mas corre o risco de ser congelado.

A origem da negociação das acções é o comunicado divulgado ontem pela Cofina à CMVM. No documento, a empresa, liderada por Paulo Fernandes, refere que foi citada para contestar, no prazo legal, um procedimento cautelar, que corre no Tribunal do Comércio de Vila Nova de Gaia.

PUB

No procedimento cautelar, um alegado accionista titular de acções representativas de cerca de 1,3% do capital social requer a suspensão da execução das deliberações sociais tomadas na mencionada assembleia-geral, incluindo a suspensão do dividendo.

A mesma fonte da CMVM aguarda agora uma clarificação da Cofina relativamente às afirmações do documento e à identificação do accionista, sendo que a fonte aponta para a posição de Oliveirinha na Cofina. Recorde-se que o patrão da Controlinveste, que detém títulos como o Diário de Notícias, jornal de Notícias e TSF.

Ainda no documento de ontem, a Cofina esclarece que as alterações estatuárias aprovadas em assembleia-geral, e contestadas pelos accionistas, já estão registadas na Conservatória do registo Comercial.

«Uma vez que todos os actos tendentes à execução da deliberação que aprovou a distribuição do dividendo relativo ao exercício de 2005 foram já integralmente praticados pela Sociedade em data anterior à da referida citação, é entendimento da Cofina, conforme divulgado ao mercado pela Sociedade no site da CMVM no passado dia 7 de Abril, o referido dividendo deverá ser creditado no próximo dia 18 de Abril, pelo sistema de liquidação gerido pela Interbolsa», acrescenta o mesmo comunicado divulgado ontem.

A empresa adianta, ainda, que as suas acções já foram negociadas em bolsa, desde o terça-feira, sem o direito ao dividendo, conforme divulgado em anúncio da Euronext Lisbon publicado no Boletim de Cotações do passado dia 6 de Abril.

Ontem, as acções da Cofina encerraram nos 3,88 euros.

PUB

Relacionados

Últimas