Já fez LIKE no TVI Notícias?

Adjudicações de obras públicas fecham o ano a cair quase 11%

O valor das adjudicações de obras públicas vai fechar 2005 a cair 10,7% em relação ao ano passado, contribuindo para um agravamento da confiança dos empresários, segundo estimativas hoje divulgadas pela associação ANEOP.

A síntese de conjuntura de obras públicas da associação indica uma descida contínua do valor das adjudicações no final do ano, e também das promoções, que caíam 16,5% em Outubro e 18% em Dezembro.

Para a ANEOP, «os mercados apresentaram em 2005 uma evolução da conjuntura mais negativa do que em 2004 e do que aquilo que se perspectivava há um ano atrás, não sendo muito melhores as perspectivas para o próximo ano».

PUB

Em consequência, refere, o indicador de confiança dos empresários de obras públicas, medido pelo INE, agravou-se em 10% de Outubro para Novembro, com o saldo de repostas a atingir os menos 49% no mês passado.

Também em Novembro, o indicador de confiança global estava em menos 47%, com as perspectivas de actividade dos empresários a agravarem-se, principalmente nas obras públicas.

«Continuando a ser a incerteza o principal factor crítico da actual evolução da conjuntura, global e sectorial, dificilmente o estado pessimista dos empresários se poderá alterar enquanto os sinais de alteração para melhor não forem uma realidade», adianta.

Para a ANEOP,«neste momento é possível que os empresários estejam mais preocupados com a sobrevivência das suas empresas e, sobretudo, com as estratégias que têm diariamente de tomar para enfrentar a forte concorrência».

A associação salienta ainda que todos os indicadores de evolução dos mercados de obras públicas - como a produção, emprego ou procura de materiais - apresentam este ano decréscimos mais acentuados do que os apurados no final de 2004.

A ANEOP considera «elevada» a probabilidade de se concretizar a estimativa da Comissão Europeia para os níveis de produção do sector, que é de menos 3,6%.

PUB

Últimas