Já fez LIKE no TVI Notícias?

Ajuda à Grécia custa 535 euros a cada família portuguesa

Portugal vai emprestar 2 mil milhões em três anos

Dos 2 mil milhões de euros que cabem a Portugal, no âmbito do plano de resgate à Grécia, pressupõe que cada família portuguesa vai emprestar 534,5 euros. Ainda assim, o «nosso» esforço fica bastante abaixo da grande maioria dos países europeus, de acordo com dados da Reuters e Eurostat, reunidos pelo jornal «Expansión».

Grécia: manifestantes protestam contra austeridade

PUB

Empresas espanholas com medo de serem afundadas por Portugal

BES detém 400 milhões de euros em dívida grega

O país da Zona Euro que terá uma conta mais elevada com a Grécia é o Luxemburgo com 1.265,8 euros. Logo de seguida surge a Irlanda (819,5 euros), apesar de ser o país da Europa com a dívida mais elevada. Portugal é também superado pelas famílias espanholas que vão ter de pagar 586,3 euros. Em Itália, cada família vai emprestar 606,8 euros.

Menos «solidárias» que as famílias portuguesas serão apenas as da Eslovénia (516,9 euros) e da Eslováquia (466,9), segundo o «Expansión».

De referir que, do montante total do empréstimo à Grécia - 110 mil milhões de euros -, 80 mil milhões serão provenientes dos países da Zona Euro. A maior fatia caberá à Alemanha, cujas famílias vão pagar 563 euros, pouco mais que Portugal.

Reformas impopulares para que Portugal não seja a Grécia

A participação de cada país no plano de resgate é medida em função do peso do seu Produto Interno Bruto (PIB) na Zona Euro, pelo que, os com maior actividade, são os que mais colaboram. Já as diferenças das facturas por cada família variam em função do número de casas e também do volume do PIB.

PUB

Últimas