Já fez LIKE no TVI Notícias?

Aposentados deixam de poder exercer cargos públicos

Os aposentados deixam de poder exercer funções públicas ou prestar trabalhos remunerados ainda que em regime de contrato de tarefa ou avença, em quaisquer serviços do Estado, segundo um comunicado do SINTAP/FESAP.

Segundo o sindicato, os aposentados apenas poderão trabalhar em nome do Estado quando existam «razões de interesse público excepcional».

A FESAP deu o seu acordo de princípio, salientando que o desempenho de funções públicas por aposentados não deveria ser permitido e que «há mais de 15 anos que a FESAP reivindicava este diploma».

PUB

Apesar de ter dado o seu acordo à proposta, a FESAP defendeu que «o despacho explicativo de interesse público excepcional deveria ser sempre assumido pelo primeiro-ministro».

Já o SIADAP esteve longe de atingir um consenso entre a FESAP e o Governo. A FESAP defendeu perante o secretário de Estado da Administração Pública um regime de transição «na medida em que o próprio SIADAP vai ser revisto a partir de 2006, compaginando com a revisão de carreiras».

Para a FESAP «este período deveria ser aproveitado para se fazer a avaliação do SIADAP e suprir as partes negativas que todo este processo tem tido». O titular da pasta da Administração Pública, João Figueiredo, mostrou receptividade à proposta apresentada pela FESAP e disse esperar na próxima reunião de 5 de Setembro apresentar uma nova proposta que vá mais de encontro às pretensões sindicais.

PUB

Últimas