Já fez LIKE no TVI Notícias?

Aquisições representaram 77% dos investimentos em 2007

Relacionados

Dados da Associação Portuguesa de Capitais de Risco e do Desenvolvimento

As operações de aquisição («buyout») representaram 77 por cento do total dos investimentos realizados, sendo de destacar os mega-buyouts com um crescimento de 103% face a 2006, de acordo com os dados divulgados pela Associação Portuguesa de Capitais de Risco e do Desenvolvimento (APCRI).

Já a actividade de angariação de fundos («fund-raising») voltou para níveis idênticos aos de 2005, com 74 mil milhões de euros de fundos captados, representando um decréscimo de 34% face ao ano anterior.

PUB

Ainda os «fundos de pensões (25%), bancos (16%) e fundos de fundos (13%) mantêm-se como os principais investidores no sector, mantendo-se igualmente o Reino Unido como o principal país de origem dos fundos levantados (apesar de registar uma quebra de 56% face a 2006)», adiantou o presidente da APCRI, Afonso Barros.

No entanto, deu-se um abrandamento da actividade na ordem dos 4% (em valor) e 40% (em número de operações), cifrando-se o volume de investimento em 68 mil milhões de euros.

«Contrariamente à tendência crescente dos últimos 4 anos, o investimento em venture capital apresentou uma diminuição de 33% (para 12 mil milhões de euros)», acrescentam.

Os desinvestimentos acompanharam o «arrefecimento» da actividade com uma queda de 30%, para 23 mil milhões de euros, surgindo as operações secundárias (vendas a outras CRs) como principal modalidade de saída (27%).

PUB

Relacionados

Últimas