Já fez LIKE no TVI Notícias?

ASAE recomenda faca de cor diferente para cada alimento

Restaurantes são aconselhados a evitar assim contaminação de géneros alimentícios

Muitos equívocos têm surgido relacionados com a actuação da Autoridade para a Segurança Alimentar e Económica (ASAE). Por isso, o Ministério da Economia e Inovação decidiu esclarecer alguns. Um deles diz respeito à utilização de facas de cores diferentes para cada género alimentício.

Não sendo obrigatório, o facto é que a ASAE o recomenda às empresas de restauraçaõ, no processo de preparação de refeições.

PUB

«Em todas as fases da produção, transformação e distribuição, os alimentos devem ser protegidos de qualquer contaminação que os possa tornar impróprios para consumo humano, perigosos para a saúde ou contaminados», explica o Ministério.

Não sendo requisito legal, «é uma boa prática a utilização de facas de cor diferente, pois esse procedimento auxilia a prevenção da ocorrência de contaminações cruzadas», acrescenta.

Mas se o operador cumprir um correcto programa de higienização dos equipamentos e utensílios, entre as diferentes operações, as facas ou outros utensílios poderão ser todos da mesma cor, admite.

PUB

Últimas