Já fez LIKE no TVI Notícias?

Atenas: sequestradores libertam reféns e rendem-se

Os dois homens armados que sequestraram ontem um autocarro nos arredores de Atenas renderam-se às autoridades ao fim de 18 horas, libertando os seis reféns que ainda mantinham dentro da viatura, que ameaçavam fazer explodir.

O autocarro, que fazia a ligação entre as cidades de Maratona e Atenas, foi sequestrado ao início da manhã, com 26 pessoas a bordo. Três delas, incluindo o condutor, conseguiram fugir na altura.

O veículo permaneceu isolado pela polícia numa via de acesso à capital grega, cercado por um forte dispositivo policial que isolou toda a zona. E até à rendição foram libertados progressivamente 17 reféns, a partir do início da tarde.

PUB

De acordo com fontes policiais, os dois sequestradores, depois de se terem entregue e libertados os últimos seis reféns, foram levados para uma esquadra de Atenas para serem interrogados.

Após as primeiras investigações, as autoridades identificaram os homens como sendo Gaz Resuli e Leonard Murati, ambos de 24 anos e de nacionalidade albanesa, residentes na Grécia há cerca de seis anos.

Segundo a polícia os indivíduos terão sido motivados pelo dinheiro do resgate e planeariam levar o autocarro para a Albania.

¿Uma investigação preliminar revelou que eles pretendiam o dinheiro e o seu objectivo era viajar para a Albania¿, afirmou o general Giorgos Angelakos, chefe da polícia grega, explicando que o aparente intuito dos sequestradores se dirigirem para o aeroporto não seria mais do que uma tentativa de criar confusão.

De acordo com o responsável, os dois homens também não possuíam consigo qualquer explosivo, tal como alegavam, e estavam apenas armados com duas armas de fogo.

PUB

¿Não havia explosivos. O saco que eles tinham estava vazio. Eles afirmaram ter explosivos para tentar convencer-nos que poderiam provocar danos graves¿, explicou Giorgos Angelakos, referindo-se à ameaça feita esta tarde, por um dos dois homens, em fazer explodir o veículo, se até amanhã de manhã não lhes fosse entregue o resgate de um milhão de euros que exigiam, assim como um avião que os levasse para a Rússia, de onde diziam ser naturais.

O ministro da Administração Interna, Giorgos Voulgarakis, afirmou que a operação e as negociações para a libertação dos reféns ¿foi um dos mais difíceis e complexos incidentes¿ com que as forças gregas tiveram que lidar, atribuindo o sucesso da polícia ao treino recebido por ocasião dos Jogos Olímpicos que Atenas deste Verão.

¿A experiência que adquirimos durante os Jogos Olímpicos não foi desperdiçada¿, sublinhou Giorgos Voulgarakis.

O ministro apelou ainda para que por parte dos gregos não houvesse nenhum sentimento de vingança em relação às centenas de milhares de imigrantes da albaneses que vivem na Grécia.

PUB

Últimas