Já fez LIKE no TVI Notícias?

Aumento das pensões depende do crescimento económico

O novo regime de actualização das pensões, que indexa o aumento anual da prestação ao crescimento do PIB, só terá em conta a situação económica do país a partir de 2006.

O objectivo é que o aumento das reformas não seja negativamente influenciado pela situação recente da economia, lê-se na nova versão da proposta sobre a reforma da Segurança Social, que o ministro José Vieira da Silva, apresenta hoje aos parceiros.

O ministro acolhe assim mais uma reivindicação da UGT, clarificando que só será considerada a situação da economia a partir de 2006 (inclusive), «aceitando-se o princípio de que nos primeiros dois anos só deverá relevar a evolução económica do ano anterior, e só a partir daí a aplicação da média ponderada passará a ocorrer», refere o «Diário Económico».

PUB

Na prática, significa que, em 2007 e em 2008, o aumento das pensões será indexado ao PIB do ano anterior e, a partir de 2009, será aplicada uma média dos últimos dois ou três anos, seguindo as tendências de evolução do crescimento da economia.

PUB

Últimas