Já fez LIKE no TVI Notícias?

Aumento dos combustíveis dá 210 milhões ao Estado

Duzentos e dez milhões de euros é quanto o Estado vai ganhar de receita adicional com o aumento do imposto sobre os produtos petrolíferos (ISP), que se traduziu num aumento de três cêntimos nos combustíveis. Um agravamento que faz prever uma subida nas tarifas dos transportes, avança o «Correio da Manhã».

O ISP, recorde-se, passou de 53,295 cêntimos para 55,8 na gasolina, um aumento de 2,5 cêntimos, ao qual se seguirá outro do mesmo valor no decorrer do ano. No gasóleo, o ISP passou de 31,4 cêntimos para 33,9. Estes agravamentos inscrevem-se no Programa de Estabilidade e Crescimento entregue pelo Governo em Bruxelas. O Executivo diz que as receitas serão aplicadas no financiamento de políticas em sectores como Saúde, Educação, Justiça e Obras Públicas.

Ao aumento dos combustíveis seguir-se-á um agravamento generalizado dos preços, começando pelos transportes. A Associação Nacional de Transportadores de Automóveis Ligeiros (ANTRAL) exige um aumento das tarifas dos táxis igual à subida dos preços dos transportes colectivos ao longo de 2005, ou seja, 10%. A Federação Portuguesa do Táxi mostra-se contra esta proposta e frisa que «qualquer aumento só servirá para afastar mais os utentes de um sector que já enfrenta uma grave crise».

PUB

PUB

Últimas