Já fez LIKE no TVI Notícias?

Autoridade aperta controlo nos estabelecimentos de restauração

O Presidente da nova organização a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), António Nunes, já avisou que «vai haver mais controlos na restauração, em especial nos locais de maior circulação de pessoas».

Tendo iniciado actividade em Janeiro a ASAE, que reúne nove organismos diferentes, sendo os mais importantes o IGAE e a Direcção Geral de Veterinária, é a única organização responsável pela fiscalização da actividade económica nos diversos sectores da hotelaria

Em termos de funcionamento, as brigadas da ASAE são compostas por diversos elementos de diferentes especialidades, e que ao entrarem num estabelecimento têm a capacidade de fiscalizar desde as condições e temperatura do óleo, até ao sistema informático instalado e a forma como está a ser utilizado.

PUB

«Estamos a falar de brigadas que podem ter até 15 pessoas, de acordo com as áreas a inspeccionar, e que de uma forma mais eficaz acabam por fazer um levantamento exaustivo de todo o funcionamento do ponto de venda», acrescenta o António Nunes.

Para este sector em particular, António Nunes explica-nos que «estamos a trabalhar com as diversas associações de forma que possamos ter «check lists», que depois estas disponibilizarão aos seus associados, de forma que não existam dúvidas».

Ou seja, que quando uma brigada entrar num estabelecimento, «os proprietários saibam exactamente o que vai ser controlado, a forma como devem ter cada um desses itens, o que facilita o trabalho de ambos», acrescenta.

«Haverão áreas e situações de fiscalização que são do conhecimento de todos os intervenientes. O proprietário sabe para cada coisa o que deve ter, e se não estiver de acordo com isso, será levantado um auto. O nosso objectivo é que exista uma maior segurança para o consumidor, e que este possa ter confiança nos estabelecimentos que estão abertos. Com esta fórmula existirão poucas dúvidas para ambos sobre o que está bem e o que está mal», finaliza.

PUB

Últimas