Já fez LIKE no TVI Notícias?

Aviões adquiridos pela TAP custam 2,9 mil milhões

Relacionados

Transportadora portuguesa deve pagar menos

Os aviões que a TAP vai adquirir para reforço da sua frota custam 2,9 mil milhões de euros (cerca de 4,3 mil milhões de dólares), segundo o preço de fábrica.

A Transportadora Aérea Portuguesa (TAP) deverá adquirir à Airbus mais 27 aviões até 2017, que se juntam ao A330 que a TAP recebe esta segunda-feira.

PUB

Quanto ao valor estimado de 2,9 mil milhões de euros, a TAP deverá pagar um valor inferior com as negociações. Os responsáveis de ambas as empresas recusaram-se, em Toulouse, a adiantar o valor concreto do negócio.

Quando questionado sobre o valor investido pela TAP, o presidente executivo, Fernando Pinto, disse apenas que «quem está a comprar acha que está a pagar um valor alto de mais e o fabricante acha sempre que pagamos pouco».

Já o Chief Operating Officer (COO) da Airbus, John Leahy, acrescentou que «a TAP, naturalmente, não pagou exactamente o preço de catálogo».

Assim, estes valores têm em conta o preço de catálogo de cinco A330, dos quais a TAP recebe hoje o primeiro e o último em Junho de 2008, oito A320, seis a receber em 2011 e dois em 2012, e 12 A350, dois deles a chegarem a Portugal em 2014 e os restantes dez até 2017.

Neste valor está ainda a ser tido em conta o exercício de opção de compra que a TAP tem para mais três A350.

* A jornalista viajou a Toulouse a convite da empresa

PUB

Relacionados

Últimas