Já fez LIKE no TVI Notícias?

Bancos temem que clientes não paguem empréstimos de 2 mil milhões

O crédito mal parado, que os bancos consideram estar em risco de não ser pago, atingiu 1,98 mil milhões de euros no final de 2005. Este valor é sensivelmente igual ao crédito malparado que existia no final de 2004.

Segundo os dados do Banco de Portugal, divulgados no Boletim Estatístico, só no crédito à habitação, existem 1,07 mil milhões de euros de cobrança duvidosa, ou seja, mais de metade do total do crédito malparado. Face ao último mês de 2004, deu-se um ligeiro acréscimo no montante que os portugueses pediram à banca para comprar casa e que, afinal, podem não conseguir pagar.

O saldo dos empréstimos para compra de casa atingiu os 79,2 mil milhões de euros, a grande maioria dos quais (78,2 mil milhões) a mais de cinco anos.

PUB

Já no crédito ao consumo, e depois dos muitos alertas que vêm sendo lançados para que as pessoas tomem cuidados no endividamento para evitar excessos, existem 291 milhões de euros com cobrança duvidosa, em forte queda face aos 454 milhões que existiam há um ano atrás.

PUB

Últimas