Já fez LIKE no TVI Notícias?

BCE alerta que expansão monetária traz riscos inflacionistas

Relacionados

O Banco Central Europeu (BCE) alertou esta quinta-feira de que a forte expansão monetária que a Zona Euro ultrapassa traz riscos inflacionistas e, por isso mesmo, deve ser observada «cuidadosamente».

O banco considera que os dados mais recentes confirmam que existe um «vigoroso dinamismo» no fortalecimento monetário na Zona Euro com o forte crescimento económico da região e que a situação de liquidez é ampla, referem no seu Boletim de Abril.

Por outro lado, o BCE aponta que «a continuada robusta expansão monetária e do crédito reflecte os baixos níveis de taxas de juro num período prolongado de tempo e o fortalecimento da actividade económico na Zona Euro».

PUB

De acordo com o banco europeu, as subidas das taxas no curto prazo, em combinação com juros de longo prazo baixos, «até agora só têm tido uma influência limitada na força geral da evolução monetária».

Massa monetária sobe 0,1 em Fevereiro

O crescimento anual da massa monetária na Zona Euro subiu uma décima em Fevereiro até aos 10 por cento, enquanto que os créditos para o sector privado «mostraram alguns sinais de moderação, ainda que tenham permanecido muito fortes nos 10,3% em Fevereiro».

Para além da expansão monetária, o BCE alerta para outros riscos para a estabilidade de preços no médio prazo que estão relacionados com possíveis aumentos adicionais do petróleo e subidas dos preços administrados e impostos directos.

Quanto à situação económica dos países que dividem o euro, a instituição diz que há condições para que a economia da Zona Euro cresça com mais força depois do primeiro semestre deste ano.

Recorde-se que, na semana passada, o banco manteve as taxas de juro nos 3,75%, mas o seu presidente, Jean-Claude Trichet, deixou antever que a entidade irá aumentar os juros em Junho para fazer frente às pressões sobre a estabilidade dos preços.

PUB

Relacionados

Últimas