Já fez LIKE no TVI Notícias?

BCE mantém taxas de juro estáveis em 2,25%

Relacionados

O Banco Central Europeu (BCE) manteve hoje, como se esperava, as taxas de juro de referência para a Zona Euro nos 2,25%. As pressões inflacionistas ainda não são suficientes para fazer aumentar o preço do dinheiro, numa altura em que a retoma da economia ainda não entrou na velocidade cruzeiro.

Os investidores e analistas ficam agora de ouvidos à escuta, à espera do discurso do presidente da instituição, Jean-Claude Trichet, que falará em conferência de imprensa esta tarde. Na sua intervenção, o presidente deverá adiantar alguns sinais sobre qual a evolução futura da política monetária do BCE.

Os mercados financeiros há muito que antecipam uma nova subida do preço do dinheiro e, por isso mesmo, a Euribor a seis meses, a que está associada a maioria dos contratos de crédito à habitação, atingiu o valor mais alto de três anos. Os bancos deverão aumentar os juros implícitos nestes contratos já neste mês.

PUB

Os especialistas são unânimes em considerar que as taxas de juro na Zona Euro vão subir este ano pelo menos mais 50 pontos base, para 2,75%, embora muitos considerem mesmo que podem chegar aos 3%. A próxima subida deverá ocorrer em Março, quando o banco tiver já mais dados sobre a evolução da economia europeia, nomeadamente o crescimento do Produto interno Bruto (PIB) no quarto trimestre de 2005, e quando disponibilizar já as suas projecções para este ano.

PUB

Relacionados

Últimas