Já fez LIKE no TVI Notícias?

BCP investe no microcrédito

O Millennium bcp anunciou hoje o lançamento de uma rede comercial autónoma de Microcrédito como suporte ao empreendedorismo e combate à exclusão social, no âmbito da sua estratégia de Responsabilidade Social e de criação de valor. A instituição pretende 2.500 clientes e uma carteira de crédito de 6 milhões em dois anos.

A nova operação do Millennium bcp iniciará a sua actividade a 8 de Novembro de 2005, com a abertura simultânea de três espaços físicos próprios - em Lisboa, Porto e Braga ¿ tendo como principais beneficiários os desempregados, as micro-empresas familiares, os jovens licenciados, os imigrantes e os reformados.

Com este projecto, o Millennium bcp irá financiar e promover pessoas e micro-empresas com iniciativas empresariais viáveis, que de outra forma não teriam acesso aos instrumentos financeiros tradicionalmente disponibilizados pela banca, sendo o crédito concedido a uma taxa de juro consentânea com o nível de risco e os cash-flows gerados. «Pretendemos atingir entre 4 a 6 milhões de euros em crédito concedido e 2,5 mil clientes na fase de cruzeiro», adiantou o gestor do projecto, João Freire ao que Paulo Teixeira Pinto, presidente do BCP, adiantou que a velocidade de cruzeiro «tem a duração de dois anos». Quando confrontado com o investimento a ser feito, o líder da instituição financeira adiantou que daria «tudo o que estiver ao nosso alcance».

PUB

Com um montante máximo de crédito a conceder que rondará os 15 mil euros, os projectos apoiados pelo Millennium bcp terão a duração máxima de 4 anos, com um período de carência que poderá ir até aos 6 meses, sendo possível ao proponente o pagamento em prestações mensais e a utilização de leasing sempre que o empréstimo for utilizado para aquisição de um activo.

Alavancando na experiência e conhecimento do Millennium bcp e realizando parcerias com instituições especializadas, por forma a garantir uma operação sustentável, o projecto de Microcrédito será suportado por uma equipa de Gestores de Projecto. Já a análise do risco «vai ser feita utilizando a metodologia do banco».

Os Gestores de Projecto Microcrédito irão garantir não só um apoio personalizado - desde a fase do desenvolvimento da ideia, até à concretização do respectivo Plano de Negócio ¿ como irão manter, após a concessão do financiamento, o respectivo acompanhamento e aconselhamento.

O apoio fornecido pelo Millennium bcp incluirá, igualmente, um serviço de formação em conceitos básicos de gestão, que será assegurada através de parcerias com Universidades e/ou Institutos Politécnicos e contará com a ajuda financeira da Fundação Calouste Gulbenkian.

Na fase de lançamento o projecto garantirá a cobertura das regiões de Lisboa, Porto, Braga e Setúbal através de 8 gestores que contarão com o apoio de escritórios próprios e o suporte de uma rede de instituições sociais. «Estes espaços custam bem menos que uma sucursal», adiantou João Freire.

PUB

Últimas