Já fez LIKE no TVI Notícias?

BPI faz aumento de capital de 350 milhões de euros

Relacionados

Banco admite venda de activos financeiros apesar do reforço

O BPI vai fazer um aumento de capital no valor de 350 milhões de euros. A proposta, aprovada pelo Conselho de Administração do banco, reunido esta quinta-feira, será apresentada na próxima Assembleia-geral, cuja realização está prevista para o próximo dia 23 de Abril.

Em comunicado, a administração do banco revela ainda que «o aumento de capital será destinado a accionistas ao abrigo do respectivo direito de preferência».

PUB

Os restantes termos da proposta a apresentar pelo Conselho de Administração à Assembleia-geral «serão objecto de decisão a tomar em tempo compatível com a divulgação daquela proposta dentro dos prazos previstos na lei».

Operação visa suportar crescimento e melhorar os rácios de capital

O aumento de capital visa «suportar o crescimento da actividade do Grupo BPI, tendo em atenção os objectivos definidos na política de dividendos de longo prazo do Grupo BPI aprovada por deliberação tomada na Assembleia Geral de 19 de Abril de 2007», segundo a qual «o Banco BPI prossegue objectivos de solidez financeira que se expressam na manutenção de um rácio entre os seus fundos próprios de base e os activos ponderados pelo risco tendencialmente superior a 7% e uma percentagem de acções preferenciais não superior a 20% dos fundos próprios de base, ou seja, um indicador Core Tier I tendencialmente superior a 5,5%».

O BPI obteve um resultado líquido de 355,1 milhões de euros, em 2007, um valor que representa um crescimento de 15% face a 2006. Na próxima AG, o BPI vai ainda propor o pagamento de um dividendo de 0,187 euros por acção, mais 17% face a 2006.

PUB

Na apresentação de resultados relativos a 2007, o presidente executivo do banco, Fernando Ulrich, tinha já admitido a possibilidade do aumento de capital, embora sem adiantar o valor, considerando que «não havia pressa».

Venda de activos financeiros não está excluída

O Conselho de Administração considera que «este aumento de capital, só por si, é inteiramente adequado para responder às necessidades de fundos próprios do Banco, independentemente da contribuição da venda de activos financeiros que venha a ser realizada». Quer isto dizer que, apesar do aumento de capital, o banco não exclui a possibilidade de alienar activos financeiros.

Antes do BPI também o BCP anunciou já um aumento do seu capital, num valor substancialmente superior: 1.300 milhões de euros.

As acções do banco fecharam esta quinta-feira a subir 3,34% para 3,56 euros.

PUB

Relacionados

Últimas