Já fez LIKE no TVI Notícias?

Bruxelas afasta analisar OPA da Gás Natural sobre a Endesa

Relacionados

A Oferta Pública de Aquisição (OPA) feita pela Gás Natural sobre a Endesa não tem dimensão comunitária, pelo que terá de ser arbitrada pelas autoridades espanholas.

Segundo informações difundidas pela Cadena SER e pela RNE, a comissária da Competência, Neelie Kroes, num comunicado de 17 páginas sobre a operação, argumenta que a Endesa tem 66% do seu negócio em Espanha e que portanto cabe às autoridades espanholas decidir a OPA.

De referir que foram vários os pedidos que chegaram a Bruxelas no sentido da avaliação do negócio espanhol. A entidade reguladora da concorrência portuguesa fez o pedido à Comissão Europeia com base no artigo 22º do regulamento de fusões. O regulamento prevê que uma autoridade da concorrência nacional peça a intervenção das autoridades comunitárias sempre que considere que um negócio, mesmo interno de um Estado-membro, tenha impacto noutro. Uma questão que supera o facto de, ao abrigo das leis comunitárias certos processos de fusão e aquisição poderem não estar sob a juridição de Bruxelas.

PUB

Este foi o segundo pedido português enviado para Bruxelas, depois da Confederação da Indústria Portuguesa (CIP) ter feito chegar a Durão Barroso a sua posição, sobre esta matéria. A CIP vê com muita preocupação o anúncio, da OPA lançada em Espanha e que o Governo deste país parece disposto a aprovar. Uma aprovação que agora, na sequência do «não» de Bruxelas cabe mesmo a Espanha.

PUB

Relacionados

Últimas