Já fez LIKE no TVI Notícias?

Bruxelas revê hoje previsões económicas

Relacionados

Comissão Europeia deverá cortar projecções para economia nacional e europeia

A Comissão Europeia apresenta esta segunda-feira as suas novas previsões económicas, para o período de 2008 a 2010, no Boletim Económico da Primavera.

Em Janeiro, quando publicou previsões pela última vez, Bruxelas esperava que a economia nacional registasse este ano uma contracção de 1,6% e um défice orçamental de 4,6%. As suas previsões apontavam ainda para uma contracção de 1,8% na União Europeia (UE) em 2009, com a recuperação a começar antes do final do ano.

PUB

De acordo com os dados publicados já pelo «Diário de Notícias», o défice público dos 27 países da UE, de acordo com fontes não oficiais, irá atingir 6% do Produto Interno Bruto (PIB) este ano, quase o triplo dos 2,3% de 2008.

Na base deste aumento estão a quebra nas receitas fiscais provocadas pela recessão e o aumento dos gastos com a adopção de planos anti-crise.

Bruxelas tem como limite um défice de 3% do PIB, mas com a Europa a viver a pior recessão desde a II Guerra Mundial, tem fechado os olhos e evitado sanções. Até porque a Alemanha, a maior economia da Zona Euro, deverá registar um défice de 3,9% e a Espanha deverá chegar aos 8,6% do PIB.

Recorde-se que, de acordo com as últimas previsões do Fundo Monetário Internacional, a economia portuguesa deverá recuar 4,1% em 2009. Já o Banco de Portugal, aponta para uma quebra de 3,5%.

PUB

Relacionados

Últimas