Já fez LIKE no TVI Notícias?

Carros bloqueados renderam cerca de 189 mil euros em 2005

Cento e oitenta e nove mil euros foi o montante que a Câmara Municipal de Lisboa (CML) já ganhou este ano através dos 6.300 carros bloqueados pela Polícia Municipal de Lisboa (PML), noticia «A Capital».

Este montante não inclui as multas de estacionamento que sempre acompanham o bloqueamento de veículos e que podem ir dos 30 aos 120 euros, dobrando o valor caso a pessoa seja reincidente. De cada vez que um carro é bloqueado, o dono do veículo tem de pagar 30 euros para o desbloqueamento e mais o valor da multa.

Quanto ao número de carros rebocados, só este ano, atinge os 2.374, segundo informações da PML às quais A Capital teve acesso.

PUB

«Quem tiver o seu carro rebocado, terá de pagar 60 euros: 50 pelo reboque e 10 pelo parque da polícia para onde o carro vai, sendo que por cada dia que o veículo lá fique, paga mais 10 euros», explicou o chefe Carriço da PML.

Assim, em reboques a CML acumulou já 142.440 euros, uma vez que «o valor, quer dos reboques, quer dos bloqueamentos reverte para a câmara», indicou o chefe Carriço.

Já o valor das multas reverterá, em grande parte, para a Direcção-Geral de Viação (DGV).

Mas nem só de estacionamentos abusivos se encarrega a PML e esta polícia já detectou nos cinco meses deste ano, 10 050 infracções ao Código da Estrada. «Se a pessoa não tiver dinheiro para pagar a multa no momento, os documentos do carro são apreendidos, junto com a carta de condução. Se não pagar a multa dentro de cinco dias, os documentos são enviados para a DGV», referiu o porta-

-voz da PML. As zonas mais problemáticas da cidade, onde a polícia verificou e registou mais infracções ao código da estrada, são várias: Bairro Alto, Avenida António Augusto de Aguiar e a zona circundante do Corte Inglês, Baixa Pombalina, Avenidas Novas, imediações do Estádio da Luz e Centro Comercial Colombo e a zona do Campo Grande.

PUB

Últimas